domingo, 26 de dezembro de 2010

Cream - Disraeli Gears (1967)





















Cream é o resultado da união entre alguns dos melhores músicos de blues da década de sessenta, um supergrupo formado com a intenção de dar o seu melhor. Jack Bruce (vocal principal, baixo), Ginger Baker (vocais ocasionais, bateria), e Eric Clapton (vocais secundários, guitarra) lançaram 4 álbuns de estúdio no papel do Cream; Disraeli Gears é seu segundo álbum. Aqui é acrescentado um pouco mais de psicodelia, à la I Feel Free do debut, misturado ao blues-rock característico da banda. O resultado é um álbum clássico, que serve de referência até os dias de hoje.

Strange Brew. Guitarra bem bluesista, com excelentes solos e o baixo destacado de Jack, além das letras que falam de uma paixão em uma forma psicodélica, linha que se segue em praticamente todas as músicas do LP.
 
Sunshine of Your Love. Mais que um clássico, contém um dos riffs mais conhecidos do mundo. Tem a lírica romântica também, com um excelente groove entre a banda, e destaque para o maravilhoso solo, que ao vivo a improvisação chega ao triplo da duração padrão. "It's gettin' near dawn, When lights close their tired eyes. I'll soon be with you my love, To give you my dawn surprise."

World of Pain. De fato, uma música muito depressiva. Talvez de certo modo estivesse expressando o que a banda sentia em relação a sua época. Muito psicodélica também.

Dance The Night Away. "Gonna build myself a castle, High up in the clouds, There'll be skies outside my window, Lose these streets and crowds". Talvez a música mais psicodélica do LP, até mais que Tales Of Brave Ulysses. Líricas puramente LSD-like misturadas com afastamento paixonal. Riffs grudentos e tem solos bem bacanas.

Blue Condition. Uma das poucas música da banda que Ginger Baker canta, é excelente, menos psicodélica no geral e mais bluesista com rock 'n' roll. Puro blues-rock.

Tales Of Brave Ulysses. A intro com pedal wah-wah na guitarra de Clapton é magnífica e inovadora, e toda a psicodelia ambiental e lírica presente no LP está aqui; o conjunto no total é maravilhoso. Excelente faixa.

Swlabr. A guitarra de Clapton está muito bem aplicada aqui, com riffs de blues antigos distorcidos a bem o estilo do Cream.

We're Going Wrong. Outra música depressiva. Líricas sobre uma catarse de saída da matrix, romântica, ou alguma merda do tipo. É muita LSD até pra mim.

Outside Woman Blues. Blues-rock total. Como Swlabr, antigos riffs de blues distorcidos são aplicados pra criação de um outro riff fantástico. O solo apesar de fácil e pequeno, é muito bem aplicado e é excelente.

Take It Back. Não sei nem se posso considerar blues-rock essa música, está mais pra blues puro mesmo. Pura ritma bluesista, e diferente das outras músicas, foge da lírica romântica. Excelente groove musical.

Mother's Lament. Um dos poucos pontos baixos do LP, é só uma poesia/prosa recitada por Ginger Baker ao som de um teclado. Bem fraquinha a música. Porém, fica claro que é uma homenagem de certa forma às bandas que inspiraram o Cream.

É uma pena que a banda durou tão pouco tempo, mas as brigas constantes entre os integrantes acabou levando a esse fim. Até mesmo quando se reuniram em 2005 para alguns shows, eles ainda brigaram. Talvez o Cream seja algo que simplesmente não era para existir, mas marcou uma época de qualquer forma. Enfim, nota final: 8,5/10.

Tracklist:
  1. "Strange Brew" - 2:46
  2. "Sunshine of Your Love" - 4:10
  3. "World of Pain" - 3:03
  4. "Dance the Night Away" - 3:34
  5. "Blue Condition" - 3:29
  6. "Tales Of Brave Ulysses" - 2:46
  7. "Swlabr" - 2:32
  8. "We're Going Wrong" - 3:26
  9. "Outside Woman Blues" - 2:24 
  10. "Take It Back" - 3:05
  11. "Mother's Lament" - 1:47










Nenhum comentário:

Postar um comentário